O que é o SunData ?
Trata-se de um programa que mostra como proceder no cálculo da irradiação solar diária média mensal em qualquer ponto do território nacional e constitui-se em uma tentativa do CRESESB de oferecer uma ferramenta de apoio ao dimensionamento de sistemas fotovoltaicos.
Utilizara dados do Valores Medios de Irradiacion Solar Sobre Suelo Horizontal do Centro de Estudos de la Energia Solar (CENSOLAR, 1993); reunindo dados de 350 pontos no Brasil e em países limítrofes.
Após a publicação da 2ª Edição do Atlas Brasileiro de Energia Solar em 2017, o Cresesb obteve autorização para utilizá-lo na atualização da base de dados do SunData. Produzido a partir de um total de 17 anos de imagens de satélite e com informações de mais de 72.000 pontos em todo o território brasileiro,
Qual a sua atualização mais recente ?
Foi atualizado com o banco de dados do Atlas Brasileiro de Energia Solar - 2ª Edição, que foi produzido pelo Centro de Ciência do Sistema Terrestre (CCST) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), através do seu Laboratório de Modelagem e Estudos de Recursos Renováveis de Energia (LABREN) (CCST/LABREN/INPE, 2017). O Atlas Brasileiro de Energia Solar disponibiliza uma base de dados de radiação solar produzida a partir de um total de 17 anos de imagens de satélite - desde 1999 até 2015.
Quais as outras bases de dados disponíveis ?
Outras bases de dados solarimétricos consolidadas do Brasil são:
- Atlas Solarimétrico do Brasil (2000), desenvolvido através do convênio FADE-UFPE / CEPEL, é publicado e distribuído pelo CRESESB. Ele apresenta uma base de dados solarimétricos que cobre todo o Brasil. O publicação do Atlas Solarimétrico do Brasil está disponível para download no formato PDF assim como a Base de Dados Solarimétrico e Aplicativos de análise.
- Atlas Brasileiro de Energia Solar (2006) publicado pelo INPE foi desenvolvido dentro do escopo do projeto SWERA (Solar and Wind Energy Resource Assessment) em parceria entre a DMA / CPTEC / INPE e o LEPTEN / UFSC. A publicação em formato PDF e a base de dados utilizada em formato SHP (shapefile) estão disponíveis publicamente em: http://sonda.ccst.inpe.br/publicacoes/atlas_solar.html. Outras bases de dados e produtos gerados pelo projeto SWERA estão disponíveis publicamente em http://en.openei.org/wiki/SWERA/About e http://maps.nrel.gov/SWERA.
- Atlas Solarimétrico de Minas Gerais (2012) elaborado pela CEMIG dentro do projeto de P&D da Aneel.
- Energia Solar Paulista: Levantamento do Potencial (2013), estudo que reúne 25 mapas elaborados com análise técnica da Secretaria de Energia do Governo do Estado de São Paulo e dados do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
Nenhum comentário:
Postar um comentário